Poupe no mínimo 20% do valor do imóvel para os Interiores
- Érica Marina
- 31 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2023

O que faz o seu imóvel valer mais é o que faz você viver melhor.
Todos sabemos que uma boa localização valoriza seu imóvel. Por quê? Se analisarmos bem, isso significa qualidade de vida: fácil acesso às principais rotas da cidade, uma vizinhança tranquila, um local paisagisticamente tratado para contato com a natureza. Tudo isso representa ao mesmo tempo boa localização e uma rotina melhor no seu dia-a-dia.
Outro fator que é fundamental para sua qualidade de vida e para o aproveitamento do imóvel em si é a forma como se aproveitam seus espaços internos. Em média, com 20% a 30% do valor do imóvel é possível financiar um projeto profissional e todas as melhorias que esse projeto prevê: incluindo a marcenaria ou armários planejados ( no mínimo cerca de 10% do valor do imóvel), compra de móveis soltos, revestimentos, iluminação, vidros e elementos decorativos. Nesse percentual ainda sobra um espacinho para uma pequena reforma, por exemplo, para melhorar alguns pontos elétricos ou acrescentar forros de gesso para dar um up na iluminação.
Para pequenos imóveis, o projeto é ainda mais importante, incluindo a otimização para melhor aproveitamento do espaço e noções de ergonomia e circulação que só o profissional terá.
E a vantagem disso tudo é que você viverá melhor, num espaço que não só é melhor aproveitado, mas é tratado com qualidade. Um refúgio para seu conforto ao final de todo dia. Isso também traz um benefício financeiro na hora da venda. É claro que características do imóvel podem se desvalorizar com o uso, mas as melhorias faz com que esse imóvel valha mais em relação aos imóveis vizinhos. E certos investimentos não serão refeitos para a venda: então uma boa marcenaria, uma melhoria na planta, a escolha certa de peças de iluminação e de revestimento etc. não são mudados apenas para a venda. Para a venda a manutenção é superficial: apenas se pinta, se repõe um revestimento danificado, não se refaz todo o projeto. A não ser que isso seja essencial para conseguir passar o imóvel adiante, porque o projeto de início não tinha sido bem pensado ou seja muito antigo.
Você também não precisa entrar no imóvel pensando em vendê-lo, senão ele será bom para os outros, não para você! Mas caso seja essa a preocupação, um profissional pode fazer um projeto que atenda suas necessidades e escolhas pessoais e que seja reversível na hora da venda. Também não é preciso se ater à decoração neutra: é justamente uma decoração empolgante com toques de cor e vida que atraem o comprador.
Mas, voltando ao personagem principal, que é você: permita-se viver em um lar aconchegante e restaurador da sua paz, onde tudo é bem resolvido. Muitas vezes vale a pena um imóvel um pouco menor para um capricho a mais no Design de Interiores. Pense nisso antes mesmo da compra e leve o profissional para ajudar a escolher a melhor planta ou a melhor opção para você.
Estou à disposição.
Érica Marina Carvalho de Lima
Arquiteta, Designer de Interiores e Light Designer
Comments